sexta-feira, 26 de junho de 2015

Operação Zelotes, prazer em conhecer

Você sabe o que é a Operação Zelotes?
Trata-se de uma investigação conduzida pela Polícia Federal, sobre fraudes em relação a Receita Federal entre 2005 e 2013. Foi descoberto durante a investigação que grandes empresas sonegavam impostos por meio de um esquema junto a integrantes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), que recebiam suborno para aliviar ou suprimir sentenças que obrigariam tais empresas a pagarem os impostos. Várias empresas grandes estavam se beneficiando deste esquema: RBS, Gerdau, Votorantim, Ford, Mitsubishi, BRF (antiga Brasil Foods), Camargo Corrêa, e os bancos Santander, Bradesco, Safra, BankBoston, Pactual, Brascan e Opportunity. As informações são da Rede Brasil Atual
Nota-se o tamanho do prejuízo aos cofres públicos. Contudo, nada disso foi suficiente para que a ação ganhasse notoriedade na mídia. O juiz responsável pela operação, Ricardo Leite, da 10ª Vara de Brasília, negou a prisão preventiva e o bloqueio de bens dos investigados. O que chegou a cegar uma ação do Ministério Público, na Corregedoria do TRF. O volume de impostos sonegados por meio do esquema chega a incríveis R$ 375 bilhões, divididos em mais de 100 mil processos.

O interesse em que esta investigação não avance é bastante evidente. Que chances teríamos de ler em um grande jornal, como a Zero Hora (Grupo RBS), notícias sobre um caso de sonegação perpetrado por seus patrocinadores, ou ainda, sobre o próprio Grupo dono do jornal?

A Operação Zelotes carece de fornecer os mesmos benefícios políticos que a "Operação Lava Jato", logo, mesmo investigando um volume muito maior de recursos desviados, não é considerada digna de cobertura midiática. Por mais esforço que se dediquem através das redes sociais e veículos alternativos, ela continua sendo uma grande desconhecida da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário