sábado, 9 de maio de 2015

A solidariedade nas ruas

Davenir Viganon / Daniel Baptista
Ocorreu em Porto Alegre nesta sexta-feira (08/05) o Ato de apoio aos professores em luta – A educação não pode ser espancada. Convocado através das redes sociais, a mobilização teve seu início às 18 horas, concentrando-se no largo Glênio Peres e dali seguindo até o Palácio Piratini.
O evento contou com a mobilização de diversos movimentos sociais, que se articularam em prol da educação e em apoio aos educadores do Paraná – vítimas de uma desastrosa e terrível ação da polícia militar daquele estado. “Este ato, além de ser solidário aos professores do Paraná, é uma ação preventiva para mostrarmos ao governo Sartori que não será tolerada a mesma coisa que ocorreu no Paraná.” Declarou o deputado Pedro Ruas.
 
Professores, estudantes e trabalhadores da causa dos professores caminham pela Av. Borges de Medeiros.

Outro fator importante que merece registro é que diversos trabalhadores de outras áreas estavam presentes e demonstraram todo o seu apreço aos professores durante a caminhada. “É importante apoiarmos os professores, pois todas as profissões dependem da educação. Estamos aqui presentes também para representar os trabalhadores do interior e demonstrar que a classe trabalhadora esta unificada e que a luta dos professores é a luta de toda a sociedade.” Declara Paulo Cezar, morador de Canoas e membro do sindicato dos aeroviários.
Militantes erguem faixa que demonstra a insatisfação com o governador do Paraná

Palavras de repúdio diante das ações truculentas do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), foram entoadas durante o trajeto. Os presentes contaram também com o apoio entusiasmado do movimento estudantil, que marcou uma importante presença no ato entusiasmando a professora Maria Lúcia: “Somos solidários aos nossos colegas paranaenses e estou muito feliz em ver a juventude apoiando esta luta. Queremos deixar claro ao governador que a educação não pode ser tratada deste jeito e que cenas como aquela no Paraná não vão acontecer aqui!” Declara.

O ato transcorreu sem maiores problemas durante toda a sua duração. Os professores e demais militantes mostraram todo o seu apoio e solidariedade com os companheiros de luta do Paraná e repudiaram as políticas fracassadas que estão levando a educação para o fundo do poço. É necessário apoiar e divulgar ações como estas que visam melhorar a educação e que lutam contra a retirada de direitos dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário